sábado, 25 de janeiro de 2014

Mais sobre desescolarização

Essa semana pude retomar meus estudos sobre desescolarização e deparei-me com essa entrevista. Assista. Vale a pena.


Acho que a parte que mais me marcou foi quando ele diz que temos na nossa sociedade a ideia de que criança não sabe, que deve ser tratada como se estivesse sempre atrás em conhecimento em relação aos adultos. E ele diz ainda que essa ideia é estrutural, ou seja, está intrincada nos pensamentos de todos, até daqueles que estudam e refletem a respeito de educação.
E percebi que aqui em casa, ao procurar retirar o papel de autoridade, cada vez mais as crianças se sentem livres para mostrar o que sabem e eu sempre me admiro. Provavelmente porque eles provam para mim que a minha ideia estrutural é a maior besteira do mundo.
Outro dia li com o Igor uns quadrinhos que explicavam uma experiência científica (estava lendo sobre a Cracolândia e os últimos acontecimentos em São Paulo). Eu estava lendo, mas perguntei por duas vezes no meio da história se tudo bem continuar (eu estava achando aquele assunto meio complexo para ele). E fui me surpreendendo com os comentários maduros que ele fazia. Plaft! Outro tapa na cara do meu pensamentozinho.
E o Caio também tem argumentos que me deixam de queixo caído. E uma clareza em expôr as ideias que fico mais e mais impressionada.
O meu convite é: após ver o vídeo, olhe para sua filha e para seu filho como realmente são: indivíduos, seres humanos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário