sábado, 18 de janeiro de 2014

Reflexões e mais reflexões...

Acho que o ser humano se acostuma com tudo. O que me levou a essa conclusão foram as diferentes moedas que eu encontrei por aqui. No início eu precisava olhar o valor para saber de que moeda se tratava, principalmente porque a de NZ$ 0.10 é a cara da de R$ 0,05.

Hoje entretanto, ao pagar o ônibus, não tive dúvidas: de um só "golpe" apanhei as moedas certas, direitinho!! Foi então que eu comecei a pensar nessa capacidade humana de se adaptar. Outro exemplo bom foi o que o Igor deu anteontem. Ele disse que já não estranha mais os carros do lado "errado" da rua. E isso considerando que estamos aqui há apenas pouco mais de três meses.
E essa percepção de mim mesma me levou à seguinte reflexão: deve ser por isso que as crianças não se rebelam e deixam a escola; que nós não nos rebelamos e deixamos o sistema. Porque cá entre nós esse sistema de disputa interespécie já está fadado ao fracasso desde que começou.
E isso me leva à outra reflexão: em que momento da história e por que cargas d'àgua decidimos que ter mais nos fazia melhor que os outros e passamos a desistir do sentimento de comunidade? Isso definitivamente não entra na minha cabeça.
Sei que hoje, entretanto, adaptada que estou à minha vida tenho um longo caminho de autoconhecimento a percorrer e é por isso que hoje decidi sair sozinha e entrar em contato com a natureza externa para poder tentar entrar em contato com a minha natureza interna. Além disso, esse foi um valioso conselho que a Anna Thomaz e a Fernanda me deram naquele encontro: estar próxima da natureza e silenciar para encontrar meu caminho.

Um comentário:

  1. Eu tive certeza de que a gente se adapta a tudo na vida quando vim morar aqui no Jaguaré, do lado desta favela. Eu ficava impressionada olhando aquele lugar, me perguntando como era viver ali... chocada mesmo. Agora, sequer penso nisso. Passo na frente e já nem me questiono mais sobre as divisões que nos separam e que nos fazem ficar cada um em nosso mundo. Triste, né?

    ResponderExcluir